home / notícias / Morre Aloysio Faria, criador do Banco Real, aos 99 anos

Morre Aloysio Faria, criador do Banco Real, aos 99 anos

Valor Econômico - 15 de Setembro de 2020
O banqueiro Aloysio Faria morreu nesta terça-feira, aos 99 anos. Criador do Banco Real, que depois foi vendido ao ABN Amro e, na sequência, ao Santander, era um dos maiores bilionários do país. Apesar da idade avançada, continuou trabalhando até o início deste ano, tomando conta de um conglomerado que inclui o Banco Alfa, a rede de material de construção C&C, os hotéis Transamérica, a fabricante de óleo de palma Agropalma, a indústria de água mineral Águas da Prata e as sorveterias La Basque.

Faria sempre esteve presente, nos últimos anos, na lista dos brasileiros mais ricos do mundo. Conforme levantamento da revista americana “Forbes”, tinha uma fortuna estimada em US$ 1,6 bilhão, o que lhe garantia a 30ª colocação na lista dos brasileiros mais ricos em 2020. Em nota, o Banco Alfa disse que ele morreu em seu sítio no interior de São Paulo, de causas naturais. 

“A trajetória dele sempre foi uma forte influencia para o setor financeiro e a economia do país. Pessoa de uma cultura impressionante, Dr. Aloysio deixa um exemplo de discrição, simplicidade e empreendedorismo. Seu modelo de gestão sempre foi baseado na valorização da ética, confiança, seriedade e competência”.