home / notícias / Esperamos manter a venda de planos de saúde na crise, diz presidente da Intermédica

Valor Econômico - 10 de Agosto de 2020

O Valor Econômico informa que a Intermédica acredita que continuará conquistando novos clientes durante a crise, como já ocorreu no segundo trimestre quando houve uma adição líquida de 3 mil novos usuários, indo na contramão do setor.

Segundo Irlau Machado, presidente da operadora, em momentos de crise há uma migração para produtos mais baratos. “Somos uma empresa cíclica, que cresce quando a economia está indo bem com a contratação de novos funcionários, e anticíclica, com a migração de operadora na crise”, disse o executivo, durante teleconferência para analistas e investidores, na sexta-feira (7).

Esse desempenho vem “ocorrendo há alguns trimestres e ocorre devido ao aprofundamento da gap de preços entre nossos produtos e do mercado”, complementou Marcelo Moreira Marques, diretor financeiro da NotreDame Intermédica.

Ainda de acordo com Machado, a companhia criou produtos específicos, regionalizados, para atender aos atuais clientes e a fim de evitar que eles cancelassem os contratos. “Montamos uma sala de guerra para acompanhar a inadimplência e oferecer produtos diferenciados”, disse o executivo.

A operadora perdeu cerca de 176 mil usuários, mas conquistou 180 mil clientes. A empresa vem registrando crescimento em todas as praças que atua: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Sul do país. Apesar de algumas operadoras terem entrado nesse segmento de baixo custo, com rede própria, Machado diz que, até o momento, não sentiu a concorrência afetar os negócios.

Expansão

Na teleconferência de hoje, a Intermédica informou que tem negociações adiantadas com dez ativos para aquisição — mesmo patamar de períodos anteriores. Segundo seu presidente, o andamento das negociações tem sido mais rápido durante a pandemia, mas não houve mudança nos múltiplos negociados.

De acordo com o diretor financeiro da operadora, a companhia pode se alavancar de 2 vezes a 2,5 vezes em relação ao seu lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) para fazer grandes aquisições. Para os ativos de menor porte, a ideia é usar recursos da geração de caixa.

SUS

A NotreDame estima ainda que o desembolso anual ao SUS para pagamento de procedimentos realizados pelos seus usuários na rede pública seja da ordem de R$ 60 milhões. Há ainda outros R$ 40 milhões que não foram cobrados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e cuja cobrança pode ocorrer em qualquer momento.

“Estimamos que o ressarcimento SUS é de cerca de R$ 15 milhões por trimestre, além do estoque de R$ 40 milhões que não tem prazo determinado de cobrança”, disse Moreira. Adiamento do reajuste dos planos A companhia afirmou na teleconferência desta sexta que o impacto do adiamento do reajuste dos planos de saúde PME, adesão e individual por 90 dias é considerado pequeno para a NotreDame Intermédica. Segundo o diretor financeiro da operadora, essa cobrança será feita no segundo trimestre e por isso não deve haver problemas.

Em relação às consultas realizadas por meio de telemedicina, a operadora também não acredita que haja aumento na taxa de sinistralidade. Ao contrário, é esperada uma redução com a diminuição de pessoas indo ao pronto socorro para realizar consultas.

Pacientes graves

A NotreDame não percebeu o aumento de pacientes chegando a suas unidades com casos graves de saúde. Segundo Irlau Machado 100% dos usuários com doenças crônicas foram acompanhados por meio de telemedicina na pandemia, o que ajudou a evitar esse quadro.

Ainda conforme o executivo, 30% dos procedimentos agendados foram cancelados nesses meses da pandemia e os usuários informaram que não pretendem mais realizá-los.