home / notícias / Acordo une rivais de saúde on-line

Acordo une rivais de saúde on-line

Valor Econômico - 06 de Agosto de 2020

O Valor Econômico informa que a Teladoc Health, empresa on-line de cuidados com saúde, adquiriu a concorrente Livongo, ontem, sob um acordo de US$ 18,5 bilhões envolvendo ações e dinheiro. Juntas, as companhias tentarão criar uma gigante da telemedicina para aproveitar o “boom” da demanda por serviços remotos de cuidados com a saúde provocado pela covid-19.

Os acionistas da Livongo receberão 0,5920 ação da Teladoc, mais US$ 11,33 em dinheiro, por ação que possuírem. Uma vez concluída a fusão, os acionistas da Teladoc controlarão cerca de 58% da companhia combinada, com o restante ficando em poder dos acionistas da Livongo. O coronavírus vem mantendo os pacientes afastados dos hospitais e clínicas em razão do temor de contágio, o que está ajudando a telemedicina a atingir a maturidade em 2020.

A expectativa é que essa tendência se mantenha, uma vez que não se sabe quando a ameaça da pandemia terminará. “A covid-19 provocou uma grande aceleração no uso da telemedicina”, disse a consultoria McKinsey em relatório divulgado em maio. “A adoção disparou de 11% dos consumidores americanos que usavam a ‘telemedicina’ em 2019 para 46% agora, em substituição às consultas médicas presenciais canceladas.”

O valor de mercado das empresas de telemedicina também disparou. As ações da Teladoc subiram 200% desde o início do ano, enquanto as da Livongo se valorizaram em 500% no período. “Essa combinação altamente estratégica criará a líder nos cuidados virtuais centrados no consumidor e proporcionará uma oportunidade única de acelerar o crescimento de nossa experiência e plataforma de membros orientada por dados”, disse Glen Tullman, fundador e presidente do conselho da Livongo.

A previsão é que a companhia resultante da fusão alcance 70 milhões de clientes nos EUA. A expectativa de receita é de cerca de US$ 1,3 bilhão em 2020 numa base “pro-rata”, com crescimento anual de 85%. O lucro “pro-rata” antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Lajida) é estimado em mais de US$ 120 milhões em 2020, com sinergias de US$ 100 milhões até o fim do segundo ano de fusão. Esse valor pode crescer para US$ 500 milhões até 2025.