home / notícias / XP Expert 2020: As mudanças para as seguradoras

XP Expert 2020: As mudanças para as seguradoras

Sonho Seguro - 14 de Julho de 2020
A XP Investimentos reuniu as principais seguradoras independentes de vida e também parceiras de negócios da plataforma para o painel “As mudanças para as seguradoras”, tema da palestra que abriu a Expert 2020, maior evento de investimentos do mundo. Daian Moura, sócio e fundador da DM10 Seguros, startup adquirida recentemente pela XP, conduziu o debate com Raphael de Carvalho, CEO da Metlife; Helder Molina, da CEO da MAG Seguros; David Legher, CEO Prudential do Brasil; e Luciano Snel, CEO Icatu Seguros.

David Legher, CEO da Prudential, destacou o potencial do seguro de vida no Brasil. Segundo ele, o mercado tem evoluído de forma relevantes. Hoje o setor responde por 6,5% do PIB, mas o seguro de vida tem uma participação inferior a 1%, o que mostra que temos um potencial grande a ser conquistado. Comparado ao Chile ou Colombia, sao países com uma participação que representa o dobro do Brasil. O consumidor quer mais do que indenização de forma rápida, completa e transparente. Ele quer produtos diferenciados e consultoria. E é isso que estamos fazendo no Brasil. Cada proposta é única e desenhada as necessidades de cada cliente. E estamos usando muito a tecnologia para fazer uma venda mais simples, ágil e transparente”, citou.

Segundo Helder Molina, CEO da MAG Seguros, contou que tinha apreensão no inicio da pandemia sobre o andamento dos negócios, mas rapidamente todos entraram em homeoffice, tanto funcionários como corretores, e as vendas continuaram sendo realizadas. “Entramos rápido em homeoffice, mas a volta tem de ser algo bem pensado, com todas as localidades bem organizadas, com hospitais disponíveis, por exemplo”, citou.

“Nós ganhamos 10 anos em 30 dias com a pandemia empurrando todos para o digital”, afirmou Molina. Segundo ele, n os grandes centros, os corretores conseguiam fazer três visitas, no máximo por dia. Hoje conseguem fazer 15 conferências com seus clientes. “E hoje o tempo é o maior ativo das pessoas. Se ele quintuplica o numero de visitas, quintuplica também o seu ganho para cobrir os tres principais riscos da população: morte invalidez e sobrevivência. Temos tudo para fazer a melhor consultoria de benefícios para os clientes de forma remota”.

Luciano Snel, CEO da Icatu, afirmou que as pessoas estão mais preocupadas com o seguro de vida diante da vulnerabilidade sentida com a pandemia. “Seguro de vida precisa de um gatilho para a compra e a pandemia foi um gatilho. As conexões afetivas ficaram mais fortes, as pessoas mais conscientes com saúde e bem estar e o conceito de proteção chegou para ficar. Vivemos hoje um momento pleno e o desafio é em como levar os produtos para todas as pessoas preocupadas com um planejamento financeiro de longo prazo, como os planos de previdências e os produtos de vida, que são proteção poderosa para a gestão das finanças ao longo do tempo. E nossa equipe está de ouvidos e olhos bem abertos para ter a agilidade para atender as demandas que surgem em todas as regiões do Brasil.

Snel contou que a seguradora fez uma ampla reformulação no portfólio para atender cada perfil de cliente, em cada fase da vida, nas diferentes regiões do Brasil, cada qual com a sua realidade econômica e cultural. O pagamento também passou a ser feito por diversos canais, que era um pleito antigo dos consumidores, facilitando assim a compra do seguro. “Entre as novidades, trouxemos o produto Universal Life, que é um dos mais vendidos nos EUA, pois ele agrega valor a um determinado publico”, citou.

Raphael de Carvalho, CEO da MetLife, falou sobre quais foram as estratégicas que a MetLife implementou desde o inicio da pandemia. “A cultura de trabalho remoto acelerou nosso processo de homeoffice. No atual prédio sede tem capacidade para 60% dos funcionários, pois já adotava o trabalho remoto. Isso nos possibilitou estar em uma semana realizando negócios remotamente”, afirmou ele, destacando a diversidade de produtos ofertados no mercado local com o apoio da matriz, que é um das maiores seguradoras de vida dos Estados Unidos.

A apresentação está disponível no LinkedIn da XP: https://www.linkedin.com/company/xpinvestimentos/