home / notícias / Contratação de seguro agrícola na BB Seguros cresce 25% de janeiro a maio

Contratação de seguro agrícola na BB Seguros cresce 25% de janeiro a maio

Maior preocupação com riscos climáticos e a Covid-19 impulsionaram os contratos

Globo Rural - 09 de Julho de 2020

A Globo Rural destaca que, de janeiro a maio de 2020, a BB Seguros, vinculada ao Banco do Brasil, registrou aumento de 25% na contratação de seguros agrícolas. Fatores como a maior preocupação com riscos climáticos e a insegurança causada pela crise do Covid-19 impulsionaram os contratos nos primeiros cinco meses do ano, de acordo com a seguradora.

A empresa pagou aos produtores brasileiros um total de R$ 896,8 milhões em indenizações de seguro agrícola, referentes a 9,3 mil sinistros da safra 2019/2020. Parte deste montante foi para produtores no Estado do Rio Grande do Sul, impactados pela seca na última safra de verão. Diante da situação, os agricultores gaúchos sinalizam se prevenir mais para as próximas safras.

'Depois de 10 anos, o Rio Grande do Sul vivenciou um momento muito ruim dentro de um universo de safra muito boa, então a gente viu a região se preocupando ainda mais com seguro. Em todo o País, de janeiro a maio, as contratações cresceram 25%, enquanto o mercado de seguro como um todo decresceu 2,5%. Isso é reflexo de estímulo do mercado agrícola e percepção da importância por parte dos produtores', afirma Paulo Hora, superintendente de seguro rural da Brasilseg, uma empresa BB Seguros.

Em junho, o governo anunciou no Plano Safra 2020/2021, que o valor destinado à subvenção do seguro agrícola em R$ 1,3 bilhão, 30% superior ao ciclo 2019/2020. Grande parte deste incentivo deve ser acessado pela seguradora, considerando que ela respondeu por 60% do mercado de seguros rurais em 2019.

Aplicando R$ 1,3 bilhões de recursos de subvenção é possível que se atinja 298 mil propostas contratadas, dentro de um capital segurado de R$ 58 bilhões para 2021 e uma área de 21 milhões de hectares', projeta Ivandré Montiel, presidente da Brasilseg.

Além de aumentar a contratação de seguros, a pandemia do coronavírus também agilizou a utilização das ferramentas digitais para averiguação de sinistro. Montiel conta que o ápice da seca no Rio Grande do Sul - seguido pela pandemia de Covid-19 - culminou em uma grande quantidade de sinistros no Estado, mas sem condições de fazer as vistorias in loco, por causa das medidas distanciamento e isolamento social.

'A grande novidade foi acelerar as ferramentas de sensoriamento remoto. Conseguimos verificar o sinistro remoto de mais de 3 mil regularizações', ele diz.

O projeto é um piloto com uso de sensoriamento remoto direto no aplicativo da BB Seguros. O produtor toma decisão baseado em dados e informações disponíveis na ferramenta, com ou sem internet, recebendo informações da lavoura geradas por satélite, informações de previsão de clima e ainda um simulador de plantio com base no zoneamento agrícola.

'Este serviço é gratuito e atrelado ao contrato de seguro. Foram 200 produtores em teste em ambiente controlado nesta safra 19/20', explica Paolla Gray Caldas, superintendente executiva de Transformação Digital e Inovação da Brasilseg.