home / notícias / Artigo: O Brasil pode surpreender

Artigo: O Brasil pode surpreender

"Governo e as empresas estão fazendo o seu dever de casa para mitigar a crise", escreve presidente da CNseg

LInkedin - 07 de Julho de 2020

Por Marcio Coriolano, Presidente da CNseg

Em relatório que analisa os efeitos da Covid-19 no setor de seguros e resseguros, divulgado no site Reinsurance News, analistas alertam que o impacto da perda no mercado segurador será severo. Analisando a situação brasileira, está claro que o Brasil irá enfrentar recessão.

Isso não nos desanima, mas é um ponto de atenção. Essa recessão, a médio prazo, atinge os setores da economia de maneira diferente, assim como os produtos de seguros que atendem a distintos segmentos econômicos. O setor industrial é o que está sofrendo mais, principalmente pela falta de mobilidade de clientes, giro de estoques, endividamento, uma série de questões que podem machucar aqueles contratantes que tiveram uma participação forte no mercado de seguros na última década.

O emprego também está sendo comprometido. Isso provoca uma queda de renda na economia, diminuindo o poder aquisitivo.

Mas, por outro lado, o Governo e as empresas estão fazendo o seu dever de casa para mitigar a crise, aportar renda para os pobres, gerar liquidez, alavancar programas de obras, criando condições para a retomada da produção e emprego.

Os novos produtos que o setor de seguros deverá oferecer serão adaptados ao novo perfil do consumidor. Há categorias que ganham destaque nesse cenário, tais como os seguros de obras, o rural, os residenciais, os seguros de vida, os seguros intermitentes ou temporários, os seguros de menor cobertura e o tão mencionado seguro cibernético. Enfim, o Brasil poderá surpreender, com recuperação mais rápida em 2021, e efeitos virtuosos sobre os seguros.

Essas e outras análises, você pode acompanhar no portal da CNseg, consultando os boletins da GFIA - Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês). A GFIA é uma associação sem fins lucrativos, criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro.