home / notícias / Susep divulga relatório com principais dados do mercado

Susep divulga relatório com principais dados do mercado

Informações de maio sinalizam uma queda de 3% no volume de prêmios diretos

Sonho Seguro - 03 de Julho de 2020

O Sonho Seguro informa que dados da Susep referentes a maio de 2020 sinalizam uma queda de 3% no volume de prêmios diretos de seguros, para R$ 46,81 bilhões em 2020 até maio, comparado a mesmo período do ano passado. Segmentos de garantia estendida e microsseguros tiveram reduções acima de 18%, enquanto grandes riscos e seguro rural cresceram quase 30%. Os prêmios de seguros de automóveis recuaram 7,5% e os de pessoas, 1,38%.

Em produtos de acumulação houve um aumento de resgates em comparação com maio de 2019. Enquanto a receita bruta dos produtos de acumulação ficou em R$ 7,1 bilhões em maio de 2020, a captação líquida (contribuições – resgates) foi de R$ 1,8 bilhão, mas já apresentando uma recuperação em relação a abril, quando ficou negativa em R$ 1,3 bilhão. “O movimento de resgates é natural neste tipo de produto em períodos de crise, uma vez que proporcionam maior liquidez ao participante”, informa o relatório.

O índice de sinistralidade em auto caiu da média de 60% nos últimos dois anos para 44% em abril e maio. No acumulado do ano, o índice está em 55%, frente a 61% no mesmo período de 2019. No segmento de pessoas, mesmo com as mais de 60 mil mortes registradas no país com a Covid-19, a sinistralidade segue na média de 30%.