home / notícias / Modelo de risco de covid-19 lançado por IRB e Aon não tem custo para seguradoras

CQCS - 05 de Junho de 2020
Maior ressegurador do Brasil, com 37% do mercado, o IRB Brasil RE, em parceria com a Aon Resseguros, acaba de lançar uma ferramenta que permite às seguradoras clientes, sem custo, analisarem de forma gratuita a exposição ao risco de suas carteiras de seguros de vida e habitacional e estimar tecnicamente possíveis perdas com sinistros.

A modelagem de risco de pandemia, como é chamada a solução, é um modelo probabilístico que quantifica o impacto da pandemia nas carteiras, com significativa quantidade de informações. Para isso, foram utilizados dados dos EUA, Ásia e Europa, atingidos pelo coronavírus antes do Brasil, devidamente ajustados a nossa realidade. Alimentada com dados de cada seguradora, a solução permite fazer previsões mais realistas de possíveis perdas com sinistros.

“Vivemos um momento sem precedentes e desenvolver e oferecer uma modelagem sob medida para nossos clientes e seus segurados nos posiciona na vanguarda. Firmamos uma aliança estratégica com a Aon e formatamos uma solução exclusiva que atende às necessidades do mercado brasileiro”, destaca o presidente do Conselho de Administração e CEO do IRB, Antonio Cassio dos Santos.

De acordo com o executivo, a novidade também estará disponível para clientes do ressegurador na Argentina, e a análise também viabilizará formatar produtos com coberturas de pandemias sob medida, atendendo ainda ao desejo dos segurados. O modelo é inédito no Brasil.

“Realizamos frequentes exercícios de modelagem de mortalidade adversa para grandes clientes. Estruturamos, junto com o IRB, uma ferramenta que permitirá dar suporte adequado às seguradoras, adaptando o modelo para atender plenamente às necessidades das carteiras de seguros de vida e habitacional de cada empresa”, acrescenta o CEO da Aon Resseguros Brasil, Antonio Jorge Rodrigues.

Desde o início de abril, o IRB, que é líder nos segmentos de seguros de vida e habitacional, instalou um gabinete de crise, com objetivo de monitorar o setor de seguros e resseguros e estruturar ações em resposta à pandemia de covid-19. “Diariamente, analisamos o mercado e possíveis cenários na busca por soluções para dar suporte às necessidades de nossos clientes e parceiros de negócios, possibilitando um gerenciamento mais adequado e maior planejamento”, enfatiza a vice-presidente de Resseguros do IRB, Isabel Solano.