Seguro para celulares cresce na pandemia
O Globo conta que o mercado de seguros para celular, que já registrou crescimento de 35% nos primeiros quatro meses deste ano, tende a ganhar ainda mais fôlego com a crise gerada pela pandemia do coronavírus. De acordo com a Federação de Seguros Gerais (FenSeg), vem aumentando a percepção entre os consumidores de que o smartphone está se tornando cada vez mais um item de primeira necessidade. Prova disso é que, desde que começou o isolamento social, em meados de março, as vendas por proteção pela internet já aumentaram cerca de 90%.
De
olho nesses números, a Samsung lança hoje seu programa de seguros para
celulares, chamado de Care+. “A Samsung é a primeira fabricante a
disponibilizar ao consumidor brasileiro um programa proprietário de seguro para
smartphones contra roubo, danos acidentais e tela quebrada”, disse Bruno Costa,
gerente sênior de conteúdos e serviços para a área de dispositivos móveis da
Samsung Brasil.
O
potencial de crescimento no setor é grande, avalia Luis Reis, presidente da
Comissão de Seguros de Garantia Estendida e Afinidades da FenSeg. No ano passado,
cerca de 15% dos 45 milhões de celulares vendidos no Brasil foram cobertos por
seguro contra roubo, furto e danos acidentais.
“A
demanda por seguro de celular vem aumentando e deve crescer ainda mais forte
após a pandemia. Isso porque as pessoas vêm percebendo que o smartphone é um
item cada vez mais essencial com o crescimento das videoconferências e até da
telemedicina. Mesmo com a incerteza macroeconômica, o desejo das pessoas em
proteger o celular vai continuar”, avaliou Reis.
Costa,
da Samsung, destacou que neste primeiro momento, a fabricante vai oferecer
quatro tipos de seguros para o celular, como o de garantia estendida, roubo
e/ou furto qualificado, quebra acidental nos aparelhos e uma versão chamada
Combo, que inclui roubo e/ou furto qualificado e quebra acidental.
“No
primeiro ano, o nosso programa de seguro vai permitir até dois eventos por ano.
O mercado tem um potencial grande de crescimento”, explicou Costa, lembrando
que é a própria fabricante que cuida da gestão, atendimento e reparo do
programa.
Mas
contratar um seguro para celular exige atenção. Segundo a FenSeg, o prêmio
individual (custo da apólice) varia de 15% a 25% do valor do smartphone. Esse
tipo de seguro possui uma franquia obrigatória, da ordem de 20% do valor do
aparelho. A estimativa é que a arrecadação anual em prêmios seja de R$ 1,5
bilhão. Segundo Reis, da FenSeg, o seguro para celular é um dos que mais
crescem:
A
pandemia acelerou a venda online de seguros. Antes a internet era apenas uma
tendência, mas hoje se tornou um canal importante. O mais importante antes de
fazer um seguro é entender qual tipo de cobertura está sendo contratada.