home / notícias / Queda dos juros intensifica a busca por mais eficiência

Queda dos juros intensifica a busca por mais eficiência

Valor Econômico - 30 de Março de 2020

Preparando-se para atuar num cenário de juros baixos por um longo tempo, as seguradoras brasileiras estão tomando iniciativas para melhorar as suas operações e as experiências dos segurados. Por meio do controle de despesas e sinistros e do investimento em novas tecnologias, elas buscam contrabalançar a perda dos resultados financeiros. Se, no passado, estes eram tão elevados que costumavam mais do que compensar ineficiências, hoje isso já não é mais verdade.

Com a meta da taxa Selic em 3,75% e a possibilidade de novas quedas, a expectativa é que esse cenário permaneça por bastante tempo. “As aplicações das seguradoras são muito reguladas e elas não podem tomar risco. A queda dos juros deve trazer uma lucratividade menor”, afirma William Eid Jr., coordenador do Centro de Estudos em Finanças da FGV. O processo de queda de juros começou em outubro de 2016 e, embora as seguradoras possam ter ganhado com aplicações prefixadas no período, a tendência ainda é redução dos resultados financeiros.

“Há dois ou três anos, ninguém previa uma queda tão forte dos juros, mas as seguradoras já haviam começado a buscar mais eficiência porque o mercado não havia crescido durante a recessão”, diz Abel Colaço, sócio da Bain & Company. Ele acredita que essa busca deve se tornar rotineira para as seguradoras, não só porque as novas tecnologias estão mudando os negócios e se tornaram fundamentais, mas porque as condições de mercado vêm se deteriorando.

Para combater a queda de resultados financeiros, as seguradoras têm atuado em três frentes, conta o Marcio Coriolano, presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg): ajuste das despesas administrativas, comerciais e da sinistralidade.

Veja a reportagem completa aqui.