home / notícias / CNseg e FenaSaúde assinam comunicado sobre Coronavírus

CNseg e FenaSaúde assinam comunicado sobre Coronavírus

Entidades reafirmam o total apoio às iniciativas das autoridades sanitárias no combate à epidemia do COVID-19

CNseg - 17 de Março de 2020

A INICIATIVA FIS (Fórum Inovação Saúde), representado por suas inúmeras LIDERANÇAS PÚBLICAS E PRIVADAS da saúde brasileira, seus parceiros e colaboradores, reafirma, publicamente, seu total apoio às iniciativas das autoridades sanitárias de nosso país, no combate à epidemia do Coronavírus (COVID-19). Estamos seguros de que medidas drásticas para se evitar a disseminação descontrolada da doença são necessárias e, que somente assim, conseguiremos reduzir a exposição, contágio e risco de morte de milhares de brasileiros.

Os países do hemisfério norte já nos ensinaram que a hora é de extrema gravidade. É mandatório que toda a sociedade brasileira, através de cada cidadão, das suas lideranças políticas, suas organizações setoriais e lideranças empresariais se engajem com todos os profissionais de saúde nessa luta pela preservação da vida. As fotos estampadas nos jornais, com praias lotadas, bares com multidões nas calçadas, manifestações e aglomerações públicas em todo o país, são um total desrespeito às recomendações das autoridades sanitárias brasileiras e não podem ser admitidas por todos os cidadãos responsáveis, a partir de agora.

ESTAMOS EM ESTADO DE GUERRA SANITÁRIA CONTRA O COVID-19. Ele destrói a organização social e mata, indistintamente, os cidadãos de qualquer idade, sexo ou condição socioeconômica. A hora é de RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL.

Sigam todos as recomendações do Ministério da Saúde. Não republiquem posts sobre o COVID-19 sem antes confirmar no site do Ministério da Saúde se existe fundamento técnico para respaldá-lo. Não existe, até o momento, qualquer medicação ou vacina disponível para seu tratamento. Exames para detecção da infecção pelo coronavirus não estão indicados para pessoas sem sintomas gripais e somente devem ser solicitados por médicos.

Na dúvida sobre como proceder, os sites do Ministério da Saúde e das Secretarias estaduais possuem todas as informações de que você precisa. Os governos e autoridades sanitárias tentam organizar e controlar a epidemia, mas quem cuida da sua vida é você! SEJAMOS TODOS RESPONSÁVEIS.