home / notícias / Previdência privada aberta cresce 35,4% no 3º trimestre

Previdência privada aberta cresce 35,4% no 3º trimestre

13,3 milhões de pessoas aplicaram R$ 34,2 bilhões entre julho e setembro

Valor Econômico - 03 de Dezembro de 2019

O Valor Econômico relata que as aplicações em produtos de previdência complementar aberta cresceram 35,4% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi). Conforme a entidade, 13,3 milhões de pessoas aplicaram R$ 34,2 bilhões entre julho e setembro.

De acordo com a federação, a maior parte das aplicações, ou 91,9%, foi direcionada a planos VGBL. Os PGBL responderam por 7,4% dos novos aportes no terceiro trimestre. A captação líquida fechou o período com saldo positivo de R$ 16,6 bilhões.

O valor é 104,7% superior ao verificado no terceiro trimestre de 2018. Com o resultado, as reservas dos planos de previdência alcançaram a marca de R$ 916,9 bilhões, montante 13,7% superior ao registrado até setembro de 2018.

“As contribuições cresceram e apresentaram uma recuperação consistente em relação ao terceiro trimestre de 2018”, diz Jorge Nasser, presidente da FenaPrevi. “O aumento da base de pessoas investindo, porém, avança mais lentamente e depende da melhora dos indicadores de emprego e renda.”

O balanço da federação também mostra que a queda na taxa de juros impulsiona o apetite por risco dos investidores em previdência privada. Os participantes têm se deslocado gradativamente para fundos multimercado em busca de maior rentabilidade. No acumulado de janeiro a setembro, os investimentos de planos de previdência privada aberta alcançaram R$ 90 bilhões.