home / notícias / IRB quer crescer no mundo digital

IRB quer crescer no mundo digital

Valor Econômico - 27 de Novembro de 2019

O Valor Econômico informa que o IRB estruturou suas operações para avançar na prestação de serviços para empresas do mundo digital - entre elas “big techs” e “fintechs” -, uma forma de ampliar a exposição da empresa aos seguros voltados para o varejo e elevar as margens da companhia.

“Nossa visão é de que esses negócios têm potencial de impulsionar o crescimento da companhia no prazo de cinco anos”, disse Fernando Passos, vice-presidente executivo financeiro e de relações com investidores do IRB, durante encontro com analistas e investidores ontem em São Paulo.

Passos afirmou que o IRB está preparado para ajudar as empresas do mundo digital a fazer uma oferta de seguros aos seus clientes, como exemplo desenvolvendo o plano de negócios, a precificação ou o processo de sinistro. Um exemplo é a parceria com o banco digital C6, firmada neste ano, em que o IRB terá preferência nos negócios de seguro prestamista gerados pelos canais de distribuição do banco ao longo de dez anos - a Fairfax será a seguradora.

Segundo Passos, nesse modelo de negócio, os resultados são divididos pelas partes, mas há lastro num contrato de resseguro de longo prazo. O executivo citou ainda a parceria com uma “big tech” - cujo nome não revelou - que está estruturando uma operação de seguros no país. O IRB está ajudando a desenhar o modelo de negócio e deve ser o ressegurador. A big tech deve dar entrada na Susep com pedido para estruturar a seguradora na primeira metade de 2020.

De acordo com Passos, novos negócios do mundo digital têm margens superiores às identificadas no modelo tradicional do IRB, mais voltado aos seguros corporativos. A margem do IRB está em torno de 30%. “A leitura que temos é que, com os negócio digitais, o IRB vai acessar seguros de varejo, que hoje a empresa acessa de forma incipiente e que tem margens maiores do que o negócio de riscos corporativos.” No Brasil, o IRB tem 37% de fatia de mercado, mas espera expansão em 2020.