home / notícias das associadas / Zurich atinge a marca de R$ 230 milhões investidos em títulos verdes, volume superior à meta que a empresa projetava alcançar somente em 2022

Estratégia de aquisição de Green Bonds vai ao encontro de um compromisso global da seguradora para a transição de uma economia de baixo carbono

Zurich - 19 de Fevereiro de 2021
A alocação destinada em Green Bonds da Zurich, também conhecidos como “títulos verdes”, atingiu a marca de R$ 230 milhões neste mês de fevereiro. Esse montante superou estimativa da empresa de ter R$ 170 milhões até 2022.

De acordo com o diretor de investimentos da Zurich no Brasil, John Liu, a exposição de R$ 230 milhões representam 6% do total de ativos da seguradora

Ondes estão alocados os Green Bonds da Zurich

Com o intuito disponibilizar capital para iniciativas que visam um impacto social positivo, a seguradora Zurich tem financiado, por meio da aquisição de Green Bonds, projetos tão distintos quanto amplos do ponto de vista de alcance geográfico, praticamente em todo o Brasil. São três grandes projetos:

O primeiro está relacionado à implementação de infraestrutura de transmissão, baseada em linhas de transmissão de energia elétrica renovável nas Regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Na prática, a iniciativa contribui para o escoamento e transmissão de energia renovável no país.
A segunda iniciativa é voltada ao saneamento básico na região de Cuiabá, no estado do Mato Grosso. São obras e serviços para ampliação do sistema de abastecimento, tratamento e distribuição de água daquele município, bem como da universalização do acesso ao esgotamento sanitário por meio da ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto.
O terceiro projeto está relacionado à geração de energia solar fotovoltaica e linhas de transmissão dedicadas aos projetos no estado de São Paulo.
“Mais que uma meta numérica, os totais investidos fazem parte de um compromisso assumido pelo Zurich em nível mundial. A empresa está engajada em gerar um impacto socioambiental positivo, que além de contribuir para uma economia sustentável, beneficie todo o planeta, com menor impacto ao biossistema e maiores benesses à comunidade global”, afirma John Liu.

“O Grupo Zurich, já é uma das maiores seguradoras globais, e quer ser também um dos grupos mais responsáveis e de maior impacto do planeta e, para tanto, está comprometido com a sustentabilidade em âmbito global. Como resultado desses esforços, ficamos em 1º lugar no ranking de 2020 do Índice Dow Jones de Sustentabilidade dentro do segmento de seguradoras”, complementa Guilherme Farah, responsável pela gestão da carteira da Zurich Brasil.

Em 2017, a Zurich se engajou em fazer investimentos globais de impacto no valor de US$ 5 bilhões até 2022, equivalentes à compensação de 5 milhões de emissões de CO2. Signatária dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI), da Organização das Nações Unidas (ONU), a empresa também assina o Pacto Global (idem), assim como apoia as bandeiras da Iniciativa Brasileira de Finanças Verdes (IBFV), entre outros projetos.

A empresa também passou a integrar a Net-Zero Asset Alliance, igualmente da ONU, com o compromisso de zerar suas emissões até 2050. E, também para reduzir as emissões de CO2, em 2019 inscreveu-se no Business Ambition, com a meta de limitar o aumento da temperatura média global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

Sobre a Zurich no Brasil
A seguradora Zurich soma o conhecimento do mercado brasileiro, no qual tem mais de 80 anos de experiência, à expertise internacional em soluções de seguros multicanal. A Zurich atesta solidez financeira e segue rígido padrão global de conduta, praticado em todas as suas operações. Dedica-se a compreender as necessidades dos clientes e oferece soluções para pessoas físicas e jurídicas, de pequenas empresas a multinacionais. Tendo o Brasil na sua estratégia de crescimento, e decidida a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país, visando o médio e longo prazo, a companhia dispõe de produtos e serviços sob medida para este mercado. Saiba mais em www.zurich.com.br.

Zurich Insurance Group (Zurich) é uma seguradora líder multicanal que apresenta soluções para seus clientes e parceiros na esfera local e global. Com cerca de 55 mil colaboradores, fornece uma ampla gama de serviços e produtos em Seguros de Vida e de Ramos Elementares em mais de 215 países e territórios. Entre os clientes da Zurich encontram-se indivíduos, pequenas e médias empresas, assim como grandes empresas e multinacionais.  O Grupo está sediado em Zurich, Suíça, onde foi fundado em 1872. O Zurich Insurance Group Ltd (ZURN) está listado no Six Swiss Exchange e tem o Nível I no programa American Depositary Receipt (ZURVY), que é transacionado fora da bolsa no OTCQX. Saiba mais em www.zurich.com.