home / notícias das associadas / Cresce na pandemia o uso do app de avaliação de riscos Zurich Risk Advisor

Cresce na pandemia o uso do app de avaliação de riscos Zurich Risk Advisor

Zurich - 11 de Dezembro de 2020
  • No Brasil, a Elevadores Atlas Schindler utiliza o app para prevenção de incêndio. 
  • Empresas locais estão em 5º lugar no ranking mundial de downloads do aplicativo, atrás dos Estados Unidos, México, Reino Unido e Austrália/Nova Zelândia.
  • O Zurich Risk Advisor possibilita avaliação remota de riscos que podem ameaçar os negócios das organizações, como os impactos da pandemia.
Para auxiliar as empresas na gestão dos riscos, a Zurich oferece mundialmente, para clientes e não clientes, o aplicativo Zurich Risk Advisor (ZRA), que está disponível para download gratuito no Google Play (Android) e Apple Store (iOS). O app ZRA, que não tem paralelo no mercado segurador, mostrou-se útil durante a pandemia do novo coronavírus, já que ele possibilita avaliações de riscos à distância, em tempo real e em qualquer parte do mundo, assim como nas situações de sinistros.

Uma das empresas que está utilizando o app Zurich Risk Advisor é a Elevadores Atlas Schindler, líder nacional em transporte vertical, especializada na fabricação e manutenção de elevadores, escadas e esteiras rolantes. A multinacional suíça valeu-se da funcionalidade de Colaboração Remota do app ZRA para fortalecer ainda mais as medidas preventivas que fazem parte do seu Plano de Continuidade dos Negócios. De acordo com o Gerente Executivo de Infraestrutura e Sustentabilidade da Atlas Schindler, Rodrigo Luiz Accioli, tal aplicação contribuiu para tranquilizar a empresa no caso de um eventual sinistro.

“Precisávamos da expertise da Zurich em sistemas de proteção contra incêndio para garantir que o nosso projeto fosse finalizado da melhor forma possível. No entanto, a pandemia do novo coronavírus não permitiu a realização dessa análise com a frequência de viagens necessárias. Em razão dessas restrições, a equipe da Zurich, proativamente, ofereceu o uso da ferramenta ‘Zurich Risk Advisor - Colaboração Remota’ para nos auxiliar diante da necessidade de finalização da instalação dos sistemas de proteção, incluindo bombas de incêndio, rede de hidrantes e sistema de sprinklers. Foram três dias intensos de muita iteração entre as equipes e, como resultado, foram identificadas oportunidades de melhoria relevantes. Tenho certeza de que esta colaboração remota foi essencial para o sucesso do projeto”, diz Rodrigo.

“Foi ótimo contar com o pleno suporte da Zurich, temos não apenas um ótimo projeto, mas também uma ótima instalação e de fato a proteção que nosso grupo busca sempre”, complementa o executivo.

Uso em qualquer situação: extrema ou dentro da normalidade

Devido à sua usabilidade, o app Zurich Risk Advisor (ZRA) se tornou uma ferramenta importante em situações adversas como a atual, em que todos estamos vivendo, por conta da pandemia caudada pelo novo coronavírus.

Todas as funcionalidades do ZRA são voltadas à gestão de riscos. Mas além da função Colaboração Remota, citada acima e que ajudou a Atlas Schindler, e de Risco de Incêndio, a Zurich implementou a Avaliação de Riscos Instantâneo e Risco de Ataque Cibernético, que passou a ser uma das preocupações desde que foi decretada a pandemia, que fez como que, quase que instantaneamente, centenas de milhares de profissionais tiveram que trabalhar em casa.

“A propagação do vírus exigiu das organizações uma reconfiguração no modelo de trabalho, com funcionários em regime de home office em larga escala, o que a Zurich conseguiu se adaptar facilmente. Esse modelo trouxe uma preocupação maior, por exemplo, com os riscos cibernéticos. Com isso, a autoavaliação dos riscos disponível no aplicativo, ajuda a empresa a ter uma análise dos perigos de segurança online que ela pode apresentar, trazendo uma avaliação completa e de simples entendimento”, comenta o Diretor Executivo de Seguros Corporativos da Zurich no Brasil, Roberto Hernandez.

Roberto destaca que autoavaliação de riscos cibernéticos, que é a que está disponível no ZRA, ajuda as empresas a fazerem uma análise dos riscos de segurança online. “O app possibilita uma avaliação rápida, simples e completa para identificar os riscos nos ativos físicos e de software, assim como os controles de proteção em torno dos recursos organizacionais, sistemas de detecção de segurança cibernética, processos e procedimentos de planejamento de respostas e de recuperação de dados”, elenca.

O ZRA foi concebido para ser fácil e prático. Após preencher um questionário de autoavaliação composto por 28 perguntas, o app informa os aspectos que a empresa está em consonância, em termos de protocolos de segurança, e ao final informa quais os pontos de melhoria para mitigar ou eliminar riscos. “São questões simples, mas pensadas para abranger toda a complexidade de riscos a que empresas de todos os portes e áreas de atuação possam estar sujeitas. Interativo, o ZRA permite ainda que o engenheiro possa fazer uma avaliação da empresa in loco a partir da conexão do celular do cliente por meio do aplicativo”, informa a Superintendente de Engenharia de Riscos da Zurich, Andressa Meireles.

Ela comenta que a Zurich tem o compromisso de não utilizar indevidamente os dados dos clientes que fazem o download do ZRA. “A Zurich preza muito pela segurança de dados. Por isso que há a necessidade de as pessoas fazerem um cadastro assim que fazem download. Porém, não temos acesso às informações de quem acessou. Claro que globalmente temos informações gerais, mas não dados específicos”, finaliza Andressa.

O Brasil é o 5º no ranking mundial de downloads do ZRA. O país está atrás apenas de países como Estados Unidos, México, Reino Unido e Austrália/Nova Zelândia.

Sobre a Zurich no Brasil
A seguradora Zurich soma o conhecimento do mercado brasileiro, no qual tem mais de 80 anos de experiência, à expertise internacional em soluções de seguros multicanal. A Zurich atesta solidez financeira e segue rígido padrão global de conduta, praticado em todas as suas operações. Dedica-se a compreender as necessidades dos clientes e oferece soluções para pessoas físicas e jurídicas, de pequenas empresas a multinacionais. Tendo o Brasil na sua estratégia de crescimento, e decidida a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país, visando o médio e longo prazo, a companhia dispõe de produtos e serviços sob medida para este mercado. Saiba mais em www.zurich.com.br. 

Zurich Insurance Group (Zurich) é uma seguradora líder multicanal que apresenta soluções para seus clientes e parceiros na esfera local e global. Com cerca de 55 mil colaboradores, fornece uma ampla gama de serviços e produtos em Seguros de Vida e de Ramos Elementares em mais de 215 países e territórios. Entre os clientes da Zurich encontram-se indivíduos, pequenas e médias empresas, assim como grandes empresas e multinacionais.  O Grupo está sediado em Zurich, Suíça, onde foi fundado em 1872. O Zurich Insurance Group Ltd (ZURN) está listado no Six Swiss Exchange e tem o Nível I no programa American Depositary Receipt (ZURVY), que é transacionado fora da bolsa no OTCQX. Saiba mais em www.zurich.com.