home / notícias das associadas / CEO da Argo Seguros explica como a seguradora superou seis meses de pandemia

CEO da Argo Seguros explica como a seguradora superou seis meses de pandemia

Argo Seguros - 25 de Setembro de 2020
Na última quinta-feira (24), quando se completaram seis meses do início da quarentema decretada oficialmente pelo governo de São Paulo, o CEO e presidente da Argo Seguros, Newton Queiroz fez um balanço das ações da seguradora ao longo desse período. Com o fechamento do comércio em todas as cidades do estado, exceto serviços considerados essenciais como supermercados e farmácias, a seguradora também foi obrigada a enviar todos os seus colaboradores para casa.

“Em março vínhamos de dois meses recordes em termos de resultados e não queríamos parar. Então, decidimos seguir o plano traçado no final de 2019 e manter o ‘pé no acelerador’. Por sermos uma empresa digital e tecnológica, o processo de transição para o home office foi efetuado com sucesso. Literalmente, todos os colaboradores pegaram seus notebooks e seguimos operando normalmente, desde o primeiro dia”, lembrou Newton.

Segundo o presidente, ainda assim, março e abril foram meses de adaptação, muitas dúvidas e resiliência para não perder o foco. Em paralelo, a empresa foi melhorando a infraestrutura de cada funcionário de acordo com suas necessidades, oferecendo cadeiras, monitores e outros equipamentos; além de apoio psicológico (por meio de um canal exclusivo) e um trabalho forte de humanização com os colaboradores e suas famílias

“De maio em diante a empresa entrou no ritmo e os parceiros entenderam que podiam contar conosco normalmente. Focamos em divulgar a marca e nos diferenciais em um momento onde nem todos estavam prontos para passar por esta situação. Como resultado, superamos todas as metas estabelecidas para o primeiro semestre; e ainda conseguimos manter todas as posições, benefícios e ainda contratar novos colaboradores.” disse ele.

Por mais que os resultados tenham sido positivos em números (crescimento médio superior a 25%), o executivo destacou a importância de como a companhia enfrentou os desafios, dúvidas e ajustes que precisaram ser superados. “Escolhemos encarar como uma oportunidade de acelerar o crescimento, mostrar diferencial e se colocar em uma posição de mais relevância em nossa indústria. Pela primeira vez, pudemos estar em pé de igualdade com os gigantes do mercado”, revela.

A partir disso, a Argo passou a antecipar melhorias em sua plataforma de vendas digital, automações e sistemas internos. Lançou produtos adaptados para atender demandas da pandemia; promoveu palestras para apoiar e oferecer aos parceiros de negócios novos produtos e mais opções de vendas.

Experiente em lidar com graves crises – como dois terremotos na cidade do México, quando era CEO de uma outra seguradora internacional; três furacões, além de ter cuidado de áreas de grande risco como aviação e petróleo  – Newton sugere que, em momentos assim, cabe aos líderes primeiramente cuidar dos colaboradores e suas famílias; dar as ferramentas para que todos possam executar seus deveres; motivar o time; ser otimista; manter o foco e buscar por novas oportunidades que surgirem.

“Acima de tudo, precisamos ser humanos e entender que toda empresa tem o seu viés social. Se o líder conseguir colocar esses pontos em prática, e os balancear de acordo com a necessidade, o resultado será sempre positivo no momento de fazer um balanço final da situação”.

Antes de encerrar, o presidente da Argo ressaltou a importância do senso de pertencer e do orgulho em fazer parte de algo maior. “Aqui nós trabalhamos com foco na inclusão social através do seguro, para grande parte da população que hoje não tem a oferta correta. Esta visão, em conjunto com nossa meta em ser uma empresa horizontal e que busca a diversificação e a real inclusão, faz toda a diferença. Durante a pandemia todos estes pontos foram ainda mais evidentes e, como resultado, além dos números, o time está mais unido e fortalecido para seguir adiante, superar desafios e apoiar nossa sociedade”, concluiu.

Sobre a Argo Seguros
A Argo Seguros é uma companhia especializada em seguros de Transportes, Riscos Patrimoniais, Linhas Financeiras, Responsabilidade Civil Geral e Profissional. Através da sua plataforma digital também oferece proteção para prestadores de serviços, transportadores, bikers entre outros.

Atualmente está entre as cinco maiores seguradoras de Transporte Internacional e de Responsabilidade Civil Profissional. É subsidiária da Argo Group, seguradora e resseguradora com atuação em diversos mercados, listada na Bola de Valores de Nova Iorque (ARGO) e classificação A pela A.M. BEST e A- pela S&P. Para saber mais, acesse: www.argoseguros.com.br.