Antonio Penteado Mendonça
Antonio Penteado Mendonça

Sócio de Penteado Mendonça e Char Advocacia e Presidente da Academia Paulista de Letras

SINDSEG-SP 80 ANOS

O Sindseg-SP, o Sindicato das Seguradoras do Estado de São Paulo, está completando 80 anos. 03 de Dezembro de 2021

O Sindseg-SP, o Sindicato das Seguradoras do Estado de São Paulo, está completando 80 anos. Escrever sobre os 80 anos do Sindicato, no site do Sindicato pode parecer estranho, mas não é. É uma homenagem de alguém que acompanha de perto da história do Sindseg-SP desde a década de 1980.

Naquela época, o ponto que fazia a diferença no mercado era a disputa entre seguradoras ligadas a banco e seguradoras independentes. O Sindicato foi dos principais palcos deste movimento, tendo papel fundamental no encontro de uma solução equilibrada, que trouxe a harmonia necessária para as seguradoras independentes e as seguradoras ligadas a banco encontrarem naturalmente seus espaços e assim desenharem o setor de seguros atual, onde as seguradoras vão se adaptando ao desenho que melhor serve aos seus interesses.

É assim que temos companhias com atuação nacional, em princípio, as seguradoras ligadas aos grandes conglomerados financeiros; seguradoras regionais, com companhias independentes e ligadas a bancos menores disputando espaço num determinado território; companhias com nichos, as seguradoras especializadas que atuam em determinados segmentos, como seguros financeiros, seguros de garantia, etc.; seguradoras de vida e previdência; e seguradoras de saúde.

A história do Sindseg-SP acompanha a história do seguro brasileiro, com o sindicato paulista, por ser o maior do país, participando ativamente de todos os movimentos marcantes que moldaram o setor, até os dias de hoje.

Na década de 1980 o Sindicato dava respaldo para a atuação da Sociedade Brasileira de Ciências do Seguro, entidade responsável pelos cursos de formação profissional no Estado de São Paulo. Nada que não aconteça atualmente, com o Sindseg-SP dando apoio integral a ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência), a AIDA (Associação Internacional de Direito do Seguro) e ao Clube de Vida em Grupo.

Da mesma forma que naquela época a parceria com a Secretaria de Segurança Pública bancava campanhas como a conscientização do uso do cinto de segurança, hoje, o Sindicato em diversas ações conjuntas com o governo e a sociedade, incentiva a redução dos acidentes de trânsito, campanhas de prevenção de câncer, etc.

Esse comprometimento com as causas sociais é inerente ao Sindseg-SP desde suas origens. Sem se esquecer de sua finalidade precípua, a defesa dos interesses das seguradoras e resseguradoras associadas, o Sindicato sempre foi além de sua missão legal e estatutária, se preocupando com as demandas do Estado e de sua população.

Além disso, vale destacar a imensa contribuição ao ensino, ao estudo e a discussão dos grandes temas que afetam a atividade seguradora.  Em programas em parceria com o Sindicato dos Corretores de Seguros, o Sindseg-SP levou a cultura do seguro para o interior do Estado e fomentou ações de educação financeira na rede estadual de ensino. Além disso, promoveu e segue promovendo seminários, simpósios e congressos focados no setor e nas suas demandas.

Este breve resumo, apenas com as linhas mestras da atuação do Sindseg-SP, mostra a sua importância não só como entidade sindical, mas como fomentador de progresso e bem-estar social ao longo dos 80 anos de sua história.

E o melhor é que o Sindicato segue firme, consciente de sua missão, disposto a encarar os próximos 80 anos com a mesma competência apresentada até hoje.

Parabéns, Sindseg-SP e que os próximos 80 anos sejam tão profícuos quanto foram os primeiros 80.