Denise Bueno
Denise Bueno

Jornalista especializada na indústria de seguros brasileira e internacional

Caixa promete aplicativo DPVAT para próximas semanas

Promessa é acelerar o pagamento e evitar fraudes. Em 2021, Susep pretende discutir um novo projeto de lei com Congresso 20 de Janeiro de 2021

A partir desta segunda-feira (18), a Caixa passa a ser gestora dos recursos e do pagamento das indenizações do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, o Dpvat, que serão pagos nas mais de 4 mil agências da Caixa e em breve pelo aplicativo DPVAT que será lançado, em alguma semanas, tendo como data base final de janeiro.

O pagamento será feito, único e exclusivamente, pelo banco digital da Caixa, o Caixa Tem, aplicativo lançado em abril de 2020 e que suportou o pagamento de auxilio emergencial pago pelo governo federal durante a pandemia, benefício que se encerrou em dezembro. Segundo Guimaraes, “o aplicativo do Caixa Tem é o banco digital para a menor renda, que é 80% da base de clientes da Caixa”.

Quem não tem conta na Caixa, receberá a conta gratuita para receber o pagamento, com vistas a reduzir as fraudes, melhora para os beneficiários, redução de custos, informou o presidente da instituição, Pedro Guimarães, em coletiva de imprensa, que contou também com a participação da superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Solange Vieira.

“Estamos felizes de fechar este contrato com a Caixa. Desde novembro, acionistas deixaram a Líder Seguradora, que faz a gestão, e passamos a procurar um novo gestor. Depois de muitas pesquisas, decidimos que a Caixa tem o perfil de políticas públicas, com cobertura em 99% das cidades brasileiras. O objetivo do aplicativo e do processo é funcionar via conta digital, mas em caso de problemas terá o atendimento presencial”, afirmou Solange. A previsão, segundo a titular da Susep, é ter o processo digital pronto até o final de janeiro.

De novo mesmo, em relação ao release divulgado no último sábado, é a informação dada por Solange de que um projeto de lei deve ser encaminhado ainda no primeiro trimestre para o Congresso sobre o novo seguro, sem detalhar como será o seguro de responsabilidade civil para acidentes automotivos.

Segundo a Susep, o valor que será cobrado pela Caixa para a prestação dos serviços para a sociedade mostra uma redução de 33% em relação aos custos da Seguradora Líder.