home / notícias / Sindseg SP e Observatório realizam o 1° Seminário de Mobilidade Humana Segura e Sustentável

Sindseg SP e Observatório realizam o 1° Seminário de Mobilidade Humana Segura e Sustentável

O presidente do sindicato falou sobre a importância da educação para uma mobilidade mais segura

Néctar/Sindseg SP - 16 de Maio de 2019

O evento ocorreu, na última terça-feira (14), no auditório da Fundação Cásper Líbero, em São Paulo, como uma iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária e do Sindseg SP. O seminário teve como objetivo debater um tema bastante atual e, ao mesmo tempo, um desafio para as cidades: a convivência entre as mobilidades micro e macro para a construção de um trânsito cada vez mais seguro.


Na ocasião, o Sindseg SP esteve representado pelo seu presidente Mauro Batista. Para o setor segurador, na visão de Mauro, diversos assuntos permeiam a agenda de discussões deste mercado, mas a questão da educação para um trânsito seguro tem se destacado em meio a tantas pautas. “Educação incita o respeito, atitude essencial para o que buscamos construir com o apoio de entidades públicas e privadas: um trânsito seguro, com modais modernos, regras de convivência e indivíduos conscientes”, declarou o presidente do sindicato. 


José Aurélio Ramalho, Presidente do Observatório e coordenador geral do evento, deu destaque em sua fala inicial à forma como os modais estão convivendo em outras partes do mundo. Mesmo em sociedades desenvolvidas, a convivência passa pela conscientização de cada cidadão, como é o caso de Lisboa. 


Estiveram presentes e colaboraram com os debates Eli Corrêa Filho, Deputado Federal e Presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara; Bruno Ganem Deputado Estadual da Assembleia Legislativa de SP; José Police Neto, Vereador na Câmara Municipal de São Paulo; Luiz Nakama, Assessor Técnico da Secretaria de Mobilidade e Transportes da Cidade de São Paulo; Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência; Antônio Carlos Franchini Ribeiro, Vice-Presidente da Paulista Viva e representantes de empresas como Loggi, Waze Carpool, Tembici e iFood, discutindo sobre os novos modais; e Walter Longo, que fechou o evento com uma abordagem focada no futuro da mobilidade nas grandes cidades. 


Entre as temáticas exploradas foram discutidos assuntos como a construção de uma agenda positiva por meio dos serviços de entrega e transporte, a infraestrutura da cidade para integração entre os modais e a relação das pessoas com as cidades e boas práticas de segurança.


Para conferir o seminário na íntegra acesse a página do Sindseg SP no Facebook, buscando pelo vídeo da transmissão, ou clique aqui.