home / notícias / Ministério da Agricultura tenta driblar os cortes no orçamento

Ministério da Agricultura tenta driblar os cortes no orçamento

Pasta iniciou movimento para preservar ao menos os gastos com defesa agropecuária e com programa de subsídios ao seguro rural

Valor Econômico - 13 de Maio de 2019

O Valor Econômico registra que, diante da crise fiscal que ainda paira sobre o país, o Ministério da Agricultura iniciou um movimento para tentar preservar daqui para a frente ao menos os gastos com defesa agropecuária e com o programa de subsídios ao seguro rural dos cortes no Orçamento feitos pelo governo.

'Estamos criando alternativas para que áreas importantes do ministério não sejam afetadas. É um jogo duro', disse ao Valor o secretário-executivo da Pasta, Marcos Montes, que desde semana passada é ministro interino devido à ausência da ministra Tereza Cristina, que está na Ásia.

Montes afirmou que algumas despesas importantes podem ser comprometidas, como a nomeação de 150 médicos veterinários que passaram recentemente em concurso para fiscal agropecuário. Para evitar que os cortes não afetem muito o orçamento da Pasta, ele explica que haverá um esforço para cortar gastos com custeio de viagens, por exemplo.

Ele garante, porém, que o montante de R$ 1 bilhão, prometido na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro para o programa de seguro rural, está fora dessa discussão e que a ministra vem negociando 'exaustivamente' para garantir a verba.