home / notícias / Capitalização poderá ter contribuição patronal

Capitalização poderá ter contribuição patronal

Inserção seria feita por meio de emenda na comissão especial.

Valor Econômico - 12 de Abril de 2019

Para reduzir resistências à capitalização, parlamentares discutem com o governo a possibilidade de incluir a exigência de contribuição patronal no texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) de reforma da Previdência, revela o Valor Econômico. A inserção seria feita por meio de emenda na comissão especial.

Essa ideia ainda está em fase inicial e não tem o aval definitivo da equipe econômica, que preferia deixar para depois a discussão sobre a capitalização. Fontes lembram que esse sistema novo só será lançado se a reforma no atual regime conseguir gerar a economia de R$ 1 trilhão, o que ainda não é certo de que será alcançado nas negociações.

Parte do governo, contudo, tenta convencer o ministro da Economia, Paulo Guedes, a já aceitar a introdução de uma contribuição patronal, o que garantiria uma renda melhor ao final da vida laboral para os trabalhadores que estiverem na capitalização. O ministro queria desonerar totalmente as empresas, deixando para o trabalhador sozinho fazer sua poupança.