Berkshire negocia compra de fatia relevante do IRB em oferta de ações


Valor Econômico - 18/02/2019

O Valor Econômico informa que a Berkshire Hathaway, empresa de investimentos do megainvestidor americano Warren Buffett, pode ficar com uma fatia relevante das ações do IRB Brasil Re colocadas à venda pela Caixa, segundo apurou o jornal.

A resseguradora anunciou na última sexta-feira uma oferta pública restrita para vender ações detidas pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEduc), gerido pela Caixa. Os papéis representam 8,9% do capital do IRB. A operação movimentaria cerca de R$ 2,5 bilhões com base na cotação de quinta-feira, véspera do comunicado ao mercado. A firma de Buffett negocia a compra de uma parcela grande das ações incluídas na oferta, embora a proporção ainda não esteja definida, afirma uma fonte próxima às conversas.

O tamanho da participação começará a ficar mais claro nesta semana, quando serão realizados encontros para apresentar a operação a investidores no Brasil e no exterior. O preço das ações na oferta será definido no dia 26, após processo de 'bookbuilding'. Na sexta-feira, os papéis fecharam em queda de 0,92%, cotados a R$ 91,15.

O interesse de Buffett no IRB não é de agora. A aproximação entre a Berkshire e a resseguradora começou antes da oferta pública inicial de ações da companhia, em 2017. O IPO acabou acontecendo, mas houve nova rodada de conversas com os sócios no ano passado.

A BB Seguros informou publicamente que não tem interesse em elevar a participação na companhia. 'Em relação ao IRB, não seria foco nosso aumento de participação', disse Bernardo Rothe, presidente da BB Seguridade, durante a teleconferência com jornalistas para comentar os resultados do quarto trimestre de 2018.

Já Octavio de Lazari Jr., presidente do Bradesco, disse em entrevista ao Valor que as ações do IRB poderiam interessar ao banco. 'Tudo o que vier vamos olhar. O assunto do IRB, a venda das ações', afirmou, ao ser questionado sobre quais ativos poderiam ser analisados pela instituição.