home / notícias / Tokio Marine amplia seguro para encarar concorrência

Tokio Marine amplia seguro para encarar concorrência

O Estado de S. Paulo - 18 de Fevereiro de 2019

Atenta à concorrência crescente, a seguradora Tokio Marine aumenta neste ano a oferta de produtos para mais de 70 culturas agrícolas no Brasil, anota o Estadão. Até 2018, eram só dois tipos de seguro multirrisco para soja, milho de verão e de inverno e trigo. Agora, oferece proteção contra eventos climáticos específicos em lavouras de hortaliças, frutas, café, cana-de-açúcar, além de grãos.

A companhia mudou ainda o cálculo da produtividade da área coberta, considerando características locais e investimentos para oferecer coberturas personalizadas – o que a norte-americana Markel já vendia. O gerente de Produtos Agro da seguradora, Joaquim Neto, diz que produtores têm buscado garantir retorno dos aportes em tecnologia e, com isso, investido em proteção.

A Tokio espera elevar a fatia em seguros agrícolas no Brasil dos atuais 0,4% para 2,5% até o fim do ano. Se conseguir, sairá da 9.ª para a 5.ª ou 6.ª colocação no ranking.

A expectativa é de que o setor de seguros terá mais estímulo do governo, pois o crédito rural tradicional deve ser menor. A equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro vem discutindo direcionar parte do atual subsídio à equalização dos juros de crédito para custear uma parcela das apólices de seguros pagas por agricultores.

“É um modus operandi mundial. Nos países onde a agricultura é importante, o governo estimula a contratação de seguros de alguma forma. O Brasil está no caminho acertado”, afirma Joaquim Neto.