Empresas reforçam estratégias para manter cliente fiel à marca

Customização do atendimento, oferta de serviços agregados e digitalização fazem parte do esforço
Valor Econômico - 14/11/2018

Empresas reforçam estratégias para manter cliente fiel à marca

O Valor completa que, com o objetivo de melhorar os resultados operacionais, diante dos ganhos financeiros menores, as seguradoras estão num esforço para reter o cliente. Customização do atendimento, oferta de serviços agregados às apólices e digitalização fazem parte do arsenal usado pelas empresas.

Fontes do setor dizem que, em média, 65% das apólices do mercado são renovadas, e os competidores querem elevar esse indicador. Mesmo porque há um custo maior para ganhar um cliente novo: a margem de um novo contrato é 4 pontos inferior à de um contrato renovado, pela agressividade nos preços para atrair clientes ainda não atendidos pelo mercado.

Um desafio está no fato de que o brasileiro está disposto a testar novidades. Um estudo da consultoria Bain&Company mostra que 90% dos brasileiros estão abertos a comprar seguros de novas empresas, sejam estreantes de fora ou 'insurtechs', startups de seguros.