Seminário aborda as dificuldades do seguro de transporte


CQCS - 09/08/2018

A Comissão de Transportes e Cascos Marítimos do Sincor-SP foi a responsável pelo conteúdo apresentado no 5º Seminário Multidisciplinar, realizado no dia 8 de agosto, na sede da entidade. O grupo tratou de diversos temas relacionados ao seguro de transportes, ressaltando as dificuldades do segmento para os corretores de seguros.

Durante o primeiro painel, o coordenador da Comissão, Ricardo Labatut, enfatizou a importância de debater o papel da Dispensa do Direito de Regresso (DDR), e o impacto no mercado de seguros. “A DDR sempre existiu no sentido de viabilizar uma operação, onde fosse encontrada uma dificuldade de colocação de risco por parte de um transportador”, completa.

Labatut afirma que a forma como é comercializada a DDR atualmente, não interessa ao mercado de seguros, nem ao corretor. “Em função da perda na arrecadação de prêmios, precisamos questionar quem ganha, além do embarcador, com a emissão das DDRs”.

O corretor ainda ressalta que as leis que regem o ramo de transportes no Brasil precisam ser revistas. “O mercado de seguros deveria ter um papel mais relevante e maior autonomia sobre a legislação do segmento”.
Thiago Marques Fecher, integrante da Comissão, apresentou a palestra Estipulação no Seguro de RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga), destacando a importância da obrigatoriedade do seguro, já que o principal modal de transporte no Brasil é o rodoviário. “Como o risco é repassado para a seguradora, o seguro permite que a transportadora opere mais tranquilamente”, declara.

O corretor de seguros, bacharel em direito e professor da Escola Nacional de Seguros, Valter de Arruda Castro, falou sobre as principais informações que o corretor deve coletar para a tarifação e subscrição de risco. “É imprescindível que o corretor verifique uma série de dados para a análise de risco, com o objetivo de oferecer a proteção adequada ao segurado”.

Os corretores presentes também tiveram a oportunidade de debater outros assuntos com a Comissão, como a importância do gerenciamento de risco, o impacto da tecnologia e o futuro do setor de transportes.

A Comissão de Transportes e Cascos Marítimos é composta por Ricardo Labatut (coordenador), Carlos Jose de Paiva, Marlene Golubic Mollica e Thiago Marques Fecher.

Em breve, os corretores de seguros associados terão acesso ao conteúdo do Seminário através da área restrita do portal.