SindSeg MG/GO/MT/DF aposta na tecnologia para alavancar o mercado


Apólice - 08/06/2018

O SindSeg MG/GO/MT/DF realiza a primeira edição do programa SindSeg Insurtech Connection entre os meses de maio, junho e julho. Por meio dele, várias startups de todo o País serão estimuladas a criar soluções para o mercado de seguros. A iniciativa foi idealizada pela Comissão SindLab, formada em setembro do ano passado para viabilizar iniciativas baseadas em tecnologias e inovações para o mercado de seguros.

“Qualquer tipo de inovação é sempre muito positiva. Mais do que agregar valor às atividades das seguradoras, a tecnologia também corrobora para a economia dos recursos tanto por parte das empresas quanto dos segurados”, afirma Pedro Teixeira, sócio-diretor de aceleração da aceleradora Tropos Lab, empresa contratada pelo SindSeg MG/GO/MT/DF para monitorar os trabalhos e intermediar o relacionamento entre as associadas as startups, por meio também de um programa de aceleração próprio.

Além das insurtechs, startups focadas em soluções específicas para o mercado de seguros, poderão participar da iniciativa outras startups, que também irão propor soluções para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e ferramentas e ainda para a otimização da gestão das seguradoras.

Muito mais que possibilidades para o melhor desempenho das associadas, a tecnologia também é uma aliada para o desenvolvimento de soluções que antecipem, previnam e façam a gestão das atividades que impactam no mercado de seguros. “Imagine um sistema que seja capaz de avisar ao segurado que ele deixou a janela de casa aberta quando há o risco de uma chuva ou que alerte os perigos de estacionar o carro numa determinada rua à noite”, exemplifica Teixeira.

Etapas

O programa consiste em cinco etapas. Na primeira, as startups interessadas inscreverão as suas propostas no site do programa até o dia 17 de junho. As ideias devem se enquadrar em uma das cinco categorias determinadas. São elas: tecnologia; novos modelos de negócio e produtos; gestão; acesso, cultura e educação e áreas correlatas.

Após a análise dos projetos, serão anunciadas até o dia 25 de junho as 50 startups para continuar no programa. A etapa seguinte, chamada de bootcamp, será realizada nos dias 27 e 28 de junho. Nesses dois dias, representantes das associadas e das startups se reunirão para discutir as propostas. Depois desses encontros, as startups terão a oportunidade de desenvolver as ideias até o dia 7 de agosto com base nas discussões propiciadas pelo bootcamp. Por fim, no dia 7 de agosto, será realizado o demoday, quando os trabalhos serão apresentados à diretoria do SindSeg MG/GO/MT/DF e aos representantes das associadas.