Crédito e leasing para veículos crescem 23,7%

"É um número significativo, mas que indica recuperação de um período de recessão, em que as vendas caíram bastante. Trata-se de uma demanda reprimida”, diz Luiz Montenegro, da Anef.
Folha de S.Paulo - 22/05/2018

A Folha de S.Paulo informa que, apesar de o país ainda não ter se recuperado da crise econômica, a liberação de financiamentos e leasing para a compra de veículos novos teve alta de 23,7% em março, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Ao todo, o montante desses financiamentos chegou a R$10,3 bilhões no mês, segundo a Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras).

'É um número significativo, mas que indica recuperação de um período de recessão, em que as vendas caíram bastante. Trata-se de uma demanda reprimida”, diz Luiz Montenegro, da Anef. Sobre o atual momento da economia, ainda em recuperação, ele supõe que indicadores positivos tenham encorajado os consumidores. 'A taxa de juros caiu bastante e está em um nível favorável. A inflação vem caindo e mostrando estabilidade.'

A análise é compactuada por Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). 'A queda na inadimplência, aliada à baixa dos juros, vêm favorecendo o setor como um todo', afirma. Segundo a Fenabrave, entre janeiro e abril houve aumento de 17,65% no número de novos emplacamentos de veículos ante os primeiros quatro meses de 2017.