Fintech de crédito poderá vender carteira

Valor Econômico - 16/04/2018

O Valor Econômico informa que, dentro da agenda de redução de juros ao consumidor e aumento da concorrência no sistema financeiro, o Banco Central (BC) apresenta no dia 26 a regulamentação de dois modelos de empresas de tecnologia financeira ('fintechs') voltadas à concessão de crédito. O jornal apurou que o texto final deve prever que a Sociedade de Crédito Direto (SCD) poderá ofertar financiamentos (com finalidade específica, podendo ter garantia), além de conceder crédito, e também será autorizada a vender suas carteiras.

O outro modelo que está sendo regulamentado é a Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP), no modelo 'peer-to-peer', oferecendo uma aproximação direta entre aplicador e tomador. As operações, no entanto, estão limitadas a R$ 50 mil por pessoa.

No caso da SEP, essas empresas poderão fechar parceria com seguradoras, para ofertar apólices junto com o crédito, como uma forma de dar maior proteção ao investidor.