Suramericana adquire os negócios de Seguros de Vida no México

Ao mesmo tempo, as duas companhias mantêm o propósito de desenvolver sinergias nos negócios que são complementares e fortalecer, dessa forma, sua oferta de valor no mercado.
Assessoria - 06/12/2017

Como parte da sua estratégia de otimização de seu portfólio, o Grupo Empresarial SURA anuncia a transação realizada entre as suas duas principais empresas, de maneira que os negócios de seguros de Vida da SURA Asset Management, no México, foram adquiridos pela Suramericana, companhia especializada na indústria de Seguros e Gestão de Tendências e Riscos, conhecida no mercado como Seguros SURA, complementando o portfólio da empresa no México.

Com esta operação, e após analisar as condições específicas da operação no México, o Grupo SURA mantém a concentração de seus negócios de seguros na companhia que conta com mais de 70 anos de experiência nesse mercado, enquanto a SURA Asset Management direciona seus esforços, gestão e recursos para assuntos relacionados à indústria de pensões, poupança e investimentos.

Ao mesmo tempo, as duas companhias mantêm o propósito de desenvolver sinergias nos negócios que são complementares e fortalecer, dessa forma, sua oferta de valor no mercado.

David Bojanini, Presidente do Grupo SURA declarou: “Posicionar cada negócio na companhia especialista no mercado permite obter o maior potencial de cada operação, tanto do ponto de vista da eficiência como no das oportunidades de crescimento. É um movimento coerente com a nossa estratégia de otimização do portfólio de investimentos”.

Seguros SURA no México

A Suramericana chegou ao México como Seguros SURA em 2016, como parte do seu processo de expansão regional, que a posiciona hoje em 9 países da América Latina. Sua estratégia atual baseia-se em entregar bem-estar, competitividade e sustentabilidade, a partir da gestão de tendências e riscos, o que permite ampliar a visibilidade dos clientes para antecipar riscos e aproveitar as oportunidades do entorno.

Uma vez que se obtenha a aprovação correspondente por parte das entidades reguladoras, a Seguros SURA no México contará com 200 mil clientes e uma produção anual de USD 200 milhões em prêmios. Na América Latina, a companhia já soma 14.6 milhões de clientes e US 4.4 bilhões em prêmios emitidos para suas operações no final de 2016.

Para Gonzalo Alberto Pérez, Presidente da Suramericana, “esta transação nos permite complementar a nossa oferta de seguros no México, com os seguros de Vida que fazem parte da nossa experiência histórica. Diversificamos o portfólio, crescemos em clientes e ampliamos a capacidade de chegar a novos segmentos, em pessoas e famílias. Todos esses fatores fortalecem nossa posição competitiva nesse país, para desenvolver a estratégia do negócio e aproveitar o potencial de crescimento neste mercado”.

Por sua parte, Ignacio Calle, Presidente de SURA Asset Management, companhia que na América Latina conta com 19.1 milhões de clientes e administra ativos por USD 131.9 bilhões, complementou: “A Nossa estratégia atual requer concentrar esforços nos negócios de poupança e investimentos nos quais somos especialistas e encontramos neles um grande potencial de desenvolvimento, tanto nos segmentos de pessoas como nos corporativos. Buscamos também avançar com maior determinação nas dinâmicas de inovação, que implicam, entre outros assuntos, na transformação digital para ampliar a capacidade de acompanhar os clientes”.

Durante todo o processo de aprovações e integração correspondente, os atuais clientes de Seguros de SURA Asset Management seguirão atendidos normalmente por meio dos canais regulares e sob os mesmos padrões da Companhia.

Posteriormente, os clientes serão atendidos pela Seguros SURA, que conta com toda a experiência para acompanhá-los com as suas soluções de seguros e sob o modelo de gestão de tendências e riscos, que marca uma nova forma de aproximação na indústria.