Toyota desenvolve um seguro de carro que avalia comportamento de condução: você pode economizar até 80% do preço

Com o relatório obtido, os condutores podem verificar a rota e os pontos onde uma condução perigosa foi detectada, receber conselhos simples sobre a condução.
Ecomotor.es - 17/11/2017

**tradução Sindseg-SP

A Toyota e a seguradora Aioi Nissay Dowa Insurance desenvolveram o primeiro seguro telemático no Japão com base no comportamento de condução, com o qual você pode obter até 80% de desconto em prêmios de clientes.

Toyota e Aioi Nissay Dowa Insurance (ANDIE), uma subsidiária do grupo japonês de seguros MS & AD, desenvolveram conjuntamente esta iniciativa, que estará disponível para proprietários de veículos conectados Toyota e Lexus.

Ele usará os dados coletados 'através de tecnologias telemáticas' para ajustar o prêmio de seguro de acordo com o nível de segurança da condução observada, ressaltou a fonte.

Está previsto que o serviço começará a estar disponível no Japão em 15 de janeiro de 2018 e que a responsabilidade do seguro começará a ser efetiva em abril do mesmo ano.

Ambas as entidades aspiram a contribuir para a realização de um 'ambiente de tráfego seguro' para toda a sociedade, graças à oferta de seguros telemáticos que aproveitam os veículos conectados e os dados maciços dos carros, especificou o fabricante japonês.

Através do desenvolvimento de veículos conectados, equipados com módulos de comunicação de dados - Módulos de comunicação de dados (DCM) -, a Toyota fornece serviços conectados que utilizam dados maciços (volumes grandes).

O plano de seguro para carros da Toyota será chamado 'Tsunagaru' (conectado, em japonês), e o de Lexus, 'G-Link'.

O número de modelos do primeiro em que este serviço será implementado aumentará progressivamente, embora ele comece com a Toyota Crown, cujo lançamento está programado para 2018.

No caso da Lexus estará disponível naqueles comercializados a partir de janeiro de 2018, exceto HS e LC.

Após cada viagem, a velocidade do motorista e o uso do acelerador e do freio são avaliados em uma escala de cinco pontos. Uma vantagem combinada de condução segura de mais de 100 também será oferecida.

Este seguro, no entanto, não é uma novidade. Na Europa e nos Estados Unidos, já houve um aumento no número de apólices de seguros para automóveis que utilizam tecnologias telemáticas para oferecer descontos em prêmios de seguros para uma condução mais segura, acrescentou o fabricante.