home / notícias / Como Agir em Situações de Incêndio

Como Agir em Situações de Incêndio

Transitando Seguro

SindsegSP - 30 de Junho de 2015

Um veículo automotor, apesar de toda a segurança oferecida atualmente, possui diversos componentes que podem se incendiar com facilidade. Obviamente ninguém deseja sofrer com esse tipo de ocorrência, portanto é importante saber que ele pode ser evitado com simples cuidados. Cerca de 90% dos incêndios automotivos provêm dos componentes elétricos, por isso é fundamental realizar a manutenção preventiva desse tipo de item, desde os faróis até o rádio. Mais do que a prevenção, é necessário que o dono do veículo fique atento aos locais onde realiza a modificação, a instalação ou a troca desses componentes, pois o manuseio incorreto pode gerar curtos circuitos e acabar em fogo. Vá sempre a locais autorizados e de confiança.

Outra forma de mitigar os riscos de incêndios é conhecer o local do extintor e verificar suas condições. Fique atento ao prazo de validade, à integridade do lacre e ao indicador de pressão que deve estar sempre na cor verde. No caso do extintor apresentar alguma diferença nessas características, troque-o imediatamente.

Quando o fogo for detectado, o condutor deve tentar manter a calma: o desespero pode colocar em risco a própria vida e a vida de outras pessoas. Fique tranquilo: não há risco de explosão. Detectar um incêndio precocemente pode reduzir em grande parte os danos, por isso fique atento se perceber odor de plástico, borracha ou componentes químicos queimados. Nesse caso estacione o veículo o mais rápido possível e desligue a bateria, em algumas situações isso é o suficiente para evitar o incêndio. Se houver fumaça escura vindo do motor, remova todos os passageiros do carro e prepare o extintor removendo o lacre. Cuidadosamente, abra apenas uma pequena fresta do capô para evitar a entrada de ar e direcione o jato no foco do incêndio. Se o fogo já tiver se alastrado para outros componentes, acione os bombeiros imediatamente pelo telefone de emergência 193, isole o local e se afaste do veículo imediatamente. Não volte para recuperar outros objetos, a vida é mais importante do que qualquer coisa. A alternativa nesse caso é esperar o resgate chegar e avaliar os danos depois.