SindsegSP na campanha Transitando Seguro

Transitando Seguro
SindsegSP - 11/06/2015

O SindsegSP, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, apoia a campanha Transitando Seguro, com objetivo diminuir os altos índices de acidentes no trânsito brasileiro e, também, conscientizar a sociedade sobre a importância da direção segura. A campanha conta com vídeos educativos e dicas importantes de segurança.

Atualmente, os acidentes de trânsito vitimam mais de 50 mil brasileiros por ano. É a primeira causa de mortalidade dos nossos jovens (de 15 a 29 anos de idade) e a segunda causa das nossas crianças (faixa de 5 a 14 anos).

Segundo a OMS, se nada for feito, mais de 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Neste período, entre 20 e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes de trânsito, porém com sequelas muitas vezes incapacitantes.

 

Confira na íntegra

Percepção de Risco


O vídeo mostra a importância em de antever um perigo potencial antes mesmo que ele ocorra. No trânsito essa atitude é essencial, tanto para a segurança do condutor como para as das pessoas que dividem a via. Essa percepção só é possível quando o condutor está atento e concentrado no trânsito.

 

Condições Adversas


Quando frequentamos a autoescola e nos formamos como condutores, esperamos estar aptos a enfrentar o trânsito e a maioria das situações vividas nesse ambiente, porém não é isso que acontece. Raramente recebemos instruções e aulas práticas em situações de risco ou emergência. O que fazer, por exemplo, em situações de neblina intensa? Será melhor ligar o farol alto? E em situações de trânsito intenso?

 

Revisão Antes de Viajar


O filme traz dicas de segurança para aqueles que pretendem viajar durante as festas de final de ano. Nesta época do ano, muitas pessoas dirigem nas estradas com a intenção de fugir um pouco do estresse e da rotina.

 

Como conduzir em enchentes


Durante o verão, chuvas torrenciais são mais frequentes e, muitas vezes, acabam em enchentes e alagamentos. Esses eventos causam transtornos para grande parte dos condutores, seja pela dificuldade em conduzir o veículo, seja pelos possíveis danos decorrentes de enchentes e alagamentos.

 

Fatores de Risco

A série de três vídeos série de três vídeos chama a atenção para a responsabilidade de cada cidadão na segurança viária. Os vídeos trazem dicas que devem ser observados: limites de velocidade, atenção, ingestão de álcool e pequenos hábitos fazem a diferença.

Parte 01

Parte 02

Parte 03

 

Atitudes Seguras em Caso de Acidentes


É possível evitar acidentes? Um condutor consciente que preza pela segurança sabe que em muitos casos sim.

 


Leia mais sobre o Programa Transitando Seguro