Entrevista com Mikio Okumura Diretor Presidente da Sompo Japan do Brasil e Presidente da Yasuda Seguros

Entrevista com Mikio Okumura Diretor Presidente da Sompo Japan do Brasil e Presidente da Yasuda Seguros
CQCS - 20/01/2014

Tegami: 1) Quais foram os resultados das empresas do Grupo Sompo no mercado de seguros brasileiro em 2013?
Okumura: Até o presente momento ainda não temos os números consolidados, mas podemos dizer que, comparativamente com o exercício anterior tivemos um resultado extremamente otimista: a previsão de faturamento do Grupo Marítima - Yasuda no Brasil está na casa dos R$2,5 bi e o Lucro Líquido em 2013 está na ordem de R$50 milhões. Estes números são, para nós, a confirmação de que estamos cada vez mais no caminho certo para atingir nossas metas de crescimento nos próximos anos.
Tegami: 2) Como a Sompo pretende ser conhecida pelos brasileiros e por que o Brasil está no foco dos investimentos da Sompo?
Okumura: O Brasil ocupa posição de destaque nas operações e estratégias do Grupo Sompo para alocação de recursos fora do Japão, pois o mercado brasileiro de seguros está em constante crescimento, pela estabilidade política e econômica do país e a posição já consolidada da nossa subsidiária, a Yasuda Seguros, que está presente no mercado brasileiro desde 1959. O mercado de seguros no Japão é maduro e a economia está estabilizada, por isso o investimento no Brasil se justifica pelas oportunidades de crescimento para o Grupo Sompo Japan.
Existe uma sinergia entre as empresas do Grupo, assim como objetivos claros e comuns - constante aprimoramento da qualidade do serviço, confiança (cliente em primeiro lugar), respeito com os clientes e corretores, geração de tranqüilidade. O knowhow trazido por nossa matriz - a Sompo Japan atua no Japão desde 1888 e possui operações em 29 países - agrega valor a ambas Companhias, Yasuda Seguros e Marítima Seguros. Nossa estratégia de investimentos no mercado segurador brasileiro tem como objetivo alavancar o crescimento das operações no Brasil, investindo em tecnologia para aprimorar ainda mais os serviços prestados aos nossos corretores e segurados.
Tegami: 3) O que o Grupo Sompo trás ao Brasil como novidade? E a relação com os corretores de seguros, prosseguirá como principal canal?
Okumura: O Corretor de Seguros tem fundamental importância nas operações do Grupo Sompo no Brasil, visto que seu papel é de dar todo o suporte necessário ao segurado para a aquisição de um seguro. Buscamos fornecer as condições necessárias para que o corretor possa oferecer aos segurados as melhores soluções em seguros e serviços, sempre com o objetivo de garantir a segurança e tranqüilidade de nossos clientes.
Tegami: 4) O Grupo Sompo adquiriu a Marítima Seguros, uma seguradora diferenciada, bem popular no mercado e com excelente relacionamento com os corretores. A Sompo pretende desenvolver a mesma política para a Yasuda Seguros?
Okumura: Cada companhia tem sua marca e história, que são certamente patrimônios valiosos. Considerando os pontos fortes de cada uma, objetiva-se a complementação de ambas as partes, visando atender da melhor forma o mercado segurador brasileiro. A Yasuda Seguros com forte atuação no segmento corporativo e Marítima Seguros nos seguros massificados. A integração das duas companhias está em andamento com o objetivo de aprimorar os serviços prestados aos segurados e corretores.
Tegami: 5) A Marítima Seguros, uma das seguradoras do Grupo Sompo, tem um dos melhores seguros de vida do País, pois é um dos únicos vitalícios, vocês pretendem estendê-lo também para a Yasuda Seguros?
Okumura: Sim, o seguro de vida é um produto de importância estratégica para o Grupo e no mercado nacional tem um enorme potencial a ser explorado, não só para as seguradoras, quanto para os nossos parceiros corretores, além de possibilitar real crescimento de suas carteiras de negócios. Saúde, segurança e tranqüilidade são, indiscutivelmente, valores essenciais no dia a dia, por isso a intenção da Sompo é de investir cada vez mais no segmento de seguros para pessoas.
Tegami: 6) Em seguros de transportes, a Yasuda Seguros tem um dos melhores produtos do mercado, como a SOMPO irá lidar com esse produto para os corretores da Marítima?
Okumura: Os seguros de Transportes serão os primeiros produtos a serem operados de forma totalmente integrada. Já está andamento um projeto piloto com alguns corretores parceiros, visando uma melhor análise da viabilidade da operação em detalhes e a pronta correção de eventuais falhas nesse processo.
Tegami: 7) Qual é a sua visão particular do Brasil, dos brasileiros e do seguro?
Okumura: Durante todos esses anos aqui no Brasil, pude adquirir conhecimentos da cultura brasileira e entender como ela é diferente da nipônica. Pude perceber como o povo brasileiro é otimista, alegre e possui uma flexibilidade toda característica diante dos fatos da vida. E, tais ensinamentos, agora posso dizer que fazem parte de mim também.
Tegami: 8) Com é a associação do Grupo Sompo, no Japão, com a Nipponkoa, prevista para 2014? E o que essa associação poderá representar para a Sompo brasileira e japonesa?
Okumura: A nova empresa a ser formada a partir da integração da Sompo Japan e NIPPONKOA em 2014 será a maior companhia de seguros de RE do Japão em termos de prêmios emitidos de forma independente e se tornará o principal motor de crescimento do Grupo.
No Brasil, assim como em outros países em que o Grupo atua, estamos desenvolvendo esforços no sentido de gerar ganhos a partir da melhoria de nossos produtos e serviços.
O Grupo NKSJ tem como um de seus objetivos melhorar seu valor corporativo, estabelecendo sua posição entre segurados e corretores como a empresa de serviço mais bem avaliada.
As ações de cada uma de nossas unidades serão de extrema importância para o Grupo.
Tegami: 9) Na visão do Grupo Sompo, como você analisa a venda de seguros pela internet?
Okumura: É muito importante ficar atento para entender e analisar as mudanças de hábitos dos consumidores brasileiros. Hoje, já temos parcerias com corretores que trabalham com as vendas de seguros online, ressaltando a importância dos nossos parceiros, os corretores de seguros, também no canal web.
Tegami: 10) No ano de 2014, teremos Copa do Mundo no primeiro semestre e as Eleições no segundo semestre, quais as ambições do Grupo Sompo em relação às metas 2014?
Okumura: Temos como objetivo manter a boa performance de 2013 e crescer acima da média do mercado. Entendo que será um ano de muitas mudanças no nosso grupo onde procuraremos oferecer aos corretores e clientes o que há de melhor dentre as empresas que compõem o grupo Sompo no Brasil (Marítima e Yasuda). Prepararemos uma nova empresa para 2015 sempre preservando as duas marcas reconhecidas no mercado brasileiro. Somos um grupo multiprodutos e estaremos aperfeiçoando os serviços nos segmentos de Auto, Ramos Elementares, Vida e Saúde em todas as regiões que atuamos, de Manaus a Porto Alegre. Teremos muitas novidades ao longo de 2014.
Tegami: 11) Falando em copa do mundo, explique-nos a sua paixão pelo Futebol?
Okumura: Gosto muito de futebol, comecei a jogar no Japão e quando vim ao Brasil pela primeira vez com meus 20 e poucos anos tive uma passagem pelo Juventus, tradicional clube paulistano da Mooca.
Tegami: 12) Deixe sua mensagem ao mercado de seguros:
Okumura: Agradeço ao mercado brasileiro pela oportunidade, desafio e trabalho. Agradeço também aos corretores e clientes brasileiros pela confiança em nós depositada. Manteremos nossa meta de oferecer tranqüilidade, qualidade e segurança aos nossos Clientes de todo o Brasil, por meio dos nossos Corretores.
Um breve currículo do Presidente Mikio Okumura :
Nascido em Tóquio, no Japão, Sr. Mikio Okumura atua no mercado segurador há mais de 20 anos. Ingressou na área comercial da Sompo Japan Insurance Inc. em 1989, na época Yasuda Fire & Marine Insurance Co. Ltd. Transferido para o Brasil pela primeira vez em 1993, passou a atuar como Assistente de Diretoria na Companhia de Seguros América do Sul Yasuda, denominação adotada pela Yasuda Seguros até 1997. Em toda a sua trajetória profissional no Grupo Sompo Japan, passou pelo Departamento de Grandes Contas de Petróleo e de Planejamento Corporativo, no Japão, e foi Diretor de Operações em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Em 2009, retornou ao Brasil para integrar o Conselho de Administração da Marítima Seguros, quando a Sompo Japan adquiriu 50% do total das ações da companhia brasileira. Hoje, Diretor Presidente da Sompo Japan do Brasil, Sr. Okumura assume a Presidência da Yasuda Seguros após a aprovação dos órgãos reguladores para a aquisição do controle acionário da Marítima Seguros.