Economia do Seguro

Francisco Galiza

Francisco Galiza

Mestre em Economia (FGV); membro da ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência); autor do livro “Economia e Seguro – Uma Introdução” (3ª edição); coordenador da Revisão do Dicionário da Funenseg, em 2011; professor do MBA-Seguro e Resseguro (FUNENSEG); sócio da empresa Rating de Seguros Consultoria (www.ratingdeseguros.com.br).

Prêmiações de TI em Seguros

Comentários Econômicos - 10/06/2013

Em muitos países (inclusive por aqui), é comum a existência de premiações nos mercados de seguros para as companhias que se destacam em seus diversos segmentos de atuação (seguradoras, resseguradoras, corretoras, reguladores, prestadores de serviços, etc); isso não é novidade.

Agora, o que justifica esse comentário é mencionar a existência de um prêmio anual específico para as áreas de Tecnologia da Informação (TI) desse setor (denominado "Insurance Times Tech Awards"). Abaixo, mais detalhes - ao todo, são 11 categorias -, com um novo resultado divulgado em setembro próximo, em Londres.

http://www.insurancetimes.co.uk/insurance-times-tech-awards-2013/enter/

Na inscrição de premiação dos "cases", as empresas têm que explicar para o comitê julgador os motivos que podem justificar as suas respectivas escolhas. Por exemplo, detalhar os projetos de TI, com os ganhos financeiros obtidos, o nível de eficiência alcançado, etc.

Uma iniciativa interessante que - mesmo se feita de forma mais simplificada - deve chegar ao Brasil em algum momento.

A seguir, as categorias e os principais critérios considerados em cada caso.

 

Número

Categorias dos Prêmios

Critérios Considerados

1

Technology Champion of the Year

  • A empresa é líder em tecnologia, fazendo da sua área de TI um diferencial competitivo?
  • Ao longo do tempo, essa área tem proporcionado novas políticas, programas ou formas de trabalho que trouxeram benefícios reais nos negócios da empresa?
  • Podem participar seguradoras ou corretoras de seguros.

2

Best Use of Technology: Improve End-client Experience

  • A área de TI fez a diferença nas relações com o cliente final da empresa?
  • Os novos sistemas aceleraram os tempos de resposta e reduziram os custos de atendimento ao segurado, com um menor volume de queixas?
  • Podem participar seguradoras ou corretoras de seguros.

3

Best Use of Technology: Improve Broker Experience

  • Os novos sistemas ajudaram a desenvolver o relacionamento com seus corretores?
  • A empresa melhorou a eficiência do processamento e das renovações, nas suas políticas de comercialização?
  • A empresa diminuiu as cargas de trabalho das corretoras, reduzindo, por exemplo, os tempos de liquidação de sinistros?
  • Podem participar somente seguradoras.

4

Best Use of Technology: Business Transformation

  • A nova tecnologia foi um fator chave na mudança estratégica de seus negócios?
  • Essa nova abordagem permitiu uma revisão do seu marketing, dos seus canais de vendas ou possibilitou a obtenção de outros mercados, produtos ou serviços, com um diferencial competitivo?
  • Podem participar seguradoras ou corretoras de seguros.

5

Best Use of Technology: Regulation and Compliance

  • Como as soluções na área de TI ajudaram a melhorar a eficiência da companhia em regulação e "compliance"?
  • Como os sistemas facilitaram a estratégia de redução de custos ou a melhora de seus controles?
  • Podem participar seguradoras ou corretoras de seguros.

6

Best Use of Technology: Social Media

  • Como têm sido os resultados das suas estratégias em mídias sociais?
  • Qual o seu diferencial competitivo para esse sucesso?
  • Podem participar somente seguradoras.

7

Fraud Prevention Technology Initiative of the Year

  • A área de TI proporcionou uma melhora no combate de fraudes ou na investigação, com uma identificação mais rápida e eficiente desses problemas?
  • Podem participar somente seguradoras.

8

Most Innovative Use of Data - Broker

  • A empresa usou de forma eficiente os seus dados, aproveitando-os para o sucesso da sua organização?
  • A utilização desses dados tem sido um diferencial no desenvolvimento de produtos, comunicações de marketing ou na velocidade de suas propostas?
  • Podem participar somente corretoras de seguros.

9

Most Innovative Use of Data - Insurer

  • A empresa usou de forma eficiente os seus dados, aproveitando-os para o sucesso da sua organização?
  • A utilização desses dados tem sido um diferencial no desenvolvimento de produtos, comunicações de marketing ou na velocidade de suas propostas?
  • Podem participar somente seguradoras.

10

Technology Innovation of the Year

  • A empresa trouxe alguma inovação na área de TI que proporcionou benefício direto para o mercado de seguros?
  • Essa abordagem levou a uma melhora na busca por novos mercados ou uma maior eficiência em projetos já existentes?
  • Podem participar fornecedores, consultorias ou outros parceiros comerciais, de seguradoras ou corretoras de seguros.

11

CIO/CTO of the Year

  • Definido o "Executivo da área de TI em seguros do ano".
  • Essa categoria não é aberta, sendo o profissional premiado a partir de uma escolha direta do comitê julgador.

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